Japoneses, os Mascarados
japan
Olá outra vez
Bem, o tema do email de hoje é sobre doenças, contagiosas ou não.
Agora, eu sei que o entusiasmado em ouvir falar de doenças é sempre muito alto por isso vou tentar fazer compensar.
E estou a falar do uso de máscaras na cara em países como China, Coreia e Japão como esta em baixo.
Em países como a China que tem um smog tão grande que na capital estar fora o dia todo é o equivalente a fumar 2 maços de tabaco é normal que uma pessoa use máscara, nem que seja só para não respirar aquele ar bonito do alcatrão e cimento chinês (que deve ser de baixa qualidade). Mas agora, em países que têm um ar limpo como o Japão, usar máscara não faz muito sentido a não ser que se tenha uma doença grave, e principalmente, contagiosa.
Mas aqui toooooda a gente usa máscaras na cara mas a maior parte não tem uma doença contagiosa.
Se alguém não-asiático for visto em público em Portugal com uma máscara na cara é claro que as mães se irão virar para as suas belas crias e dizer: “Filh@, mantém-te afastad@ daquela pessoa porque ela está doente” e uma imagem horrível de lepra e de braços a cair ou algo pior aparece na cabeça d@ miúd@. (Agora que vejo… meter uma máscara pode ser uma boa ideia para hora de ponta em Lisboa quando se quer ter espaço no metro).
Mas aqui é diferente e, depois da primeira vez ao andar no comboio cá senti que estava em sério perigo de vida. Isto porque estava rodeado de pessoas com máscara! E agora? Será que amanhã estou doente? Será que mal saia do comboio fico doente?
Mas não, depois de se ver tanta e tanta gente com máscaras e principalmente depois de falarmos com alguma malta e fazermos uma pesquisa no Google conseguimos perceber que eles usam a máscara por um moooonte de razões, aquelas que vou enumerar em baixo são aquilas que penso que as razões de maior frequência para menor frequência que eles a usam:
1 – Porque estão a pensar que estão a ficar doentes e não querem passar a doença para os outros.
2 – Porque estão mesmo doentes e não querem passar a doença para os outros.
3 – (Mulheres) Porque “não meti maquilhagem hoje de manhã e não quero mostrar a cara sem maquilhagem” (isto é verdade, já tive respostas destas quando perguntei o porquê da máscara)
4 – Porque “não me apetece falar com ninguém e por isso vou meter a máscara”.
5 – Porque “está muito pó no ar e não quero respirar o pólen”
6 – Porque “está muito frio e prefiro usar uma máscara do que comprar um passa-montanha”
7 – Todas as anteriores (é raro mas pode acontecer…)
E depois de tanta razão explicada acima não é de estranhar que no inverno 30 ou 40% das pessoas todas na rua usam máscara. É tipo winter fashion style para tudo e todos, dos mais novos aos mais velhos e abrange todos os géneros, só que não vêm nas magazines nem em blogues de moda. Podia agora escrever um texto gigantesco em que falo das tendências da moda de um acessório tão fashion que dá medo em Portugal, mas vamos passar à frente porque senão isto ficava muito grande =)
Continuando… Ah, sim, depois de ver tanta gente de máscara é fácil habituarmo-nos a ver pessoas com máscara e não imaginarmos uma doença perigosa, até pelo contrário, começamos a sentir isso na pele. Se tanta gente se preocupa com a saúde dos outros e não transmitir a sua tosse para os outros, porque é que eu não faço o mesmo quando estou a sentir que estou a começar a ficar doente?
E por isso mesmo ontem quando estava a ajudar o meu professor a reorganizar o laboratório para os novos alunos dele (ou seja, dia de mudanças no laboratório) ele ofereceu-me uma máscara e eu pela primeira vez eu meti uma máscara (fora uma vez quando estive em Tóquio com o Azevedo mas isso não conta) e foi por uma das razões que nem sequer está em cima listada: porque havia um pouco de pó no ar e toda a estava a usar senão eu.
(Dá para ver que estou a sorrir? =) )
Eu sei que para isso normalmente se usa uma camisola ou um cachecol mas eu quis tentar infiltrar-me um pouco na cultura deles.
E pronto, afinal de contas isto ainda tem a haver com as doenças contagiosas ou não. Se toda a gente se preocupa com os outros cá (ou consigo por não usar maquilhagem), eu também me começo a preocupar já que não quero pegar a constipação a ninguém quando tossir no comboio, o que significa que começo a ficar contagiado eu mesmo com este pensamento.
No fim disto tudo acabo com: será que meto a máscara quando estiver em Portugal e me tenha esquecido de meter maquilhagem?
Claro que não, senão ia parecer que tinha saído do Júlio de Matos (hospital dos malucos), mas vou pensar duas vezes e da próxima vez pode ser que o faça.
Até já,
Nabais
PS: Como vão as coisas por esses lados?